×

Como Resgatar Dinheiro Esquecido em Bancos: Um Guia Completo para Recuperar Seus Valores

Dinheiro Esquecido

Como Resgatar Dinheiro Esquecido em Bancos: Um Guia Completo para Recuperar Seus Valores

A descoberta de dinheiro esquecido em contas bancárias pode ser uma surpresa positiva para muitos brasileiros.

Recentemente, o Banco Central (BC) estendeu o prazo para que cidadãos e empresas possam recuperar esses valores, que podem ter sido esquecidos em contas antigas ou resultantes de tarifas cobradas indevidamente.

Neste post, vamos explicar o que é o sistema de valores a receber , como consultar se você tem algum valor disponível e, principalmente, o passo a passo para realizar o resgate de maneira segura.

Essa nova oportunidade pode ser muito útil, especialmente considerando o cenário econômico atual, então continue lendo para saber mais.

O que são os valores a receber do Banco Central?

O Sistema de Valores a Receber foi criado pelo Banco Central como uma ferramenta que permite a recuperação de dinheiro esquecido por pessoas físicas e jurídicas.

Esses valores vêm de contas correntes e poupanças inativas, tarifas podem ser cobradas indevidamente, cotas de cooperativas de crédito e outras fontes.

Em uma atualização recente, o BC informou que 42 milhões de pessoas e cerca de 3,6 milhões de empresas ainda têm valores a resgatar.

Porém, muitos perderam o prazo inicial de resgate. Felizmente, o Banco Central decidiu estender esse prazo por mais 7 meses, oferecendo uma nova chance para os cidadãos recuperarem o que é seu de direito.

Como Consultar e Resgatar o dinheiro esquecido?

Consultar se você tem valores para receber é um processo simples, seguro e pode ser feito online. O Banco Central criou um site oficial dedicado para isso: valoresareceber.bcb.gov.br .

A seguir, vamos detalhar o passo a passo para fazer essa consulta e, caso você tenha valores disponíveis, como solicitar o resgate.

Dinheiro Esquecido

Passo a Passo Para Consultar do dinheiro esquecido

  1. Acesse o Site Oficial : O único site oficial para consultar os valores esquecidos é o valoresareceber.bcb.gov.br . Qualquer outro site que tente imitar este serviço deve ser evitado, pois pode se tratar de um golpe.
  2. Clique em “Consulte se tem valores a receber” : Dentro do site, há um botão destacado para você iniciar a consulta.
  3. Informe os Dados Pessoais ou da Empresa : Você precisará fornecer o número do CPF e os dados de nascimento, no caso de pessoas físicas, ou o CNPJ e os dados de abertura da empresa, no caso de pessoas jurídicas.
  4. Resultado da Consulta : Após preencher os dados, o sistema informará se há valores disponíveis. Se houver, uma mensagem será exibida, permitindo que você avance para a próxima etapa de agendamento para o resgate. Caso contrário, o sistema informará que não há valores disponíveis.

Agendamento para Resgate do dinheiro esquecido

Caso você tenha valores a receber, o próximo passo será agendar um dado específico para consultar o valor exato e solicitar a transferência.

O agendamento é feito com base nos dados de nascimento da pessoa física ou nos dados de abertura da empresa, sem caso de CNPJ.

Atenção : é importante ficar atento aos dados agendados, pois neste dia você poderá consultar o valor e solicitar a transferência.

O que fazer se perder o prazo do agendamento?

Se, por algum motivo, você perder dados agendados, não precisa se preocupar.

O sistema do Banco Central permite que você faça um novo agendamento. Isso garante que ninguém perca a oportunidade de resgatar seus valores, mesmo que perca o prazo inicial.

Como Receber os Valores?

A forma mais rápida e eficiente de receber o dinheiro é fornecer uma chave Pix . O sistema do Banco Central prioriza essa forma de devolução devido à sua agilidade e segurança.

Caso você não tenha uma chave Pix cadastrada, será necessário entrar em contato diretamente com o Banco Central para providenciar uma forma alternativa de receber o dinheiro.

O Pix é uma solução de pagamento instantânea que funciona 24 horas por dia, permitindo que você receba seus valores rapidamente, sem complicações.

E Se Eu Não Consegui Resgatar os Valores?

Se o cidadão ou empresa perder o prazo inicial para entrar com o pedido de resgate, ainda há outra possibilidade.

Após os 30 dias de abertura do novo período, caso o resgate não tenha sido solicitado, haverá uma janela adicional de 6 meses para solicitar o valor por meio de uma ação judicial.

Entretanto, se o resgate não for solicitado nem por esse meio, o dinheiro será transferido de forma definitiva para o Tesouro Nacional .

O Que Esperar do Edital do Ministério da Fazenda?

Para quem perdeu o prazo anterior, o próximo passo é aguardar a publicação de um edital pelo Ministério da Fazenda.

Este documento contém informações fornecidas sobre como os cidadãos e as empresas poderão solicitar os valores.

É importante ficar atento às orientações do edital, pois ele irá especificar as regras e condições para o novo período de resgate.

Dicas Financeiras para Gerir Seus Recursos

Além de saber como recuperar dinheiro esquecido, é fundamental aprender a gerenciar bem suas finanças para evitar situações semelhantes no futuro.

Aqui estão algumas dicas:

  1. Mantenha Suas Contas Organizadas : Evite deixar contas antigas ou inativas em bancos sem monitoramento. Bancos como Itaú , Bradesco e Santander oferecem aplicativos completos que permitem acompanhar de perto seus saldos e movimentações.
  2. Use o Pix para Mais Facilidade : O Pix não é apenas uma ferramenta rápida para pagar e receber, como pode ajudar a evitar a cobrança de tarifas. O cartão Nubank e o C6 Bank são exemplos de instituições que priorizam o uso do Pix de maneira gratuita e eficiente.
  3. Revise Tarifas e Taxas Bancárias : Algumas tarifas bancárias podem ser ressarcidas, como as que foram cobradas indevidamente. -se de verificar seus extratos, certifique-se e entre em contato com seu banco caso encontre cobranças suspeitas.

Fonte: Instituto Montanari .

Publicar comentário